História, cultura, boa gastronomia e paisagens de tirar o fôlego. Planejar uma viagem para a Espanha é ter a certeza de encontrar tudo isso e muito mais em um só país. Conhecido por tradições fortes e muitas referências de arte, cultura e arquitetura, estar ali é mergulhar em descobertas. Selecionamos as principais informações para sua viagem para as principais cidades da Espanha neste guia.
Informações sobre hotéis, atrações, passeios, restaurantes, bares e muito mais.
O que fazer na Espanha: atrações e opções de passeios nas principais cidades
MADRI
A capital da Espanha, localizada bem no centro do país, respira arte, história e espírito cosmopolita. Os apaixonados por passeios culturais certamente vão se encantar com a diversidade de pontos turísticos de Madrid. A começar pela Puerta del Sol, praça principal da cidade, que marca a localização de seu centro e fácil acesso para ruas importantes de Madrid. Além disso, por sua tradição religiosa, a cidade abriga diversas igrejas e catedrais, com ponto de atenção à Catedral de Santa Maria a Real de Almudena.
Um outro ponto importante para começar a explorar Madrid são seus principais museus da cidade, como o Museu do Prado, o mais importante da Espanha e um dos mais importantes do mundo. Outro museu importante é o Museu Nacional Centro de Arte Reina Sofia, que concentra belas obras de arte moderna. Por fim, não deixe de conferir o Thyssen-Bornemisza, localizado próximo ao Reina Sofia e que oferece um passeio histórico especial.
Aproveite os passeios ao ar livre para conhecer o belíssimo Parque do Retiro, classificado como Patrimônio Mundial da UNESCO, um dos lugares preferidos dos locais e turistas principalmente para caminhadas e esportes. Além de estar localizado próximo ao Paseo del Prado, onde concentra os principais museus citados acima.
Para os amantes do futebol, é possível também visitar o Estádio do Real Madrid – Estádio Santiago Bernabéu, em horários definidos pelo estabelecimento. Já para quem busca fazer compras na capital espanhola, aproveite para fazer um passeio pelas ruas do bairro mais chique da cidade: Salamanca.
BARCELONA
O jeito único de Barcelona é percebido por todos os turistas que se encantam pela capital da Catalunha, região nordeste da Espanha. Caracterizada pela forte influência arquitetônica, a cidade possui uma orla ampla revitalizada para as Olimpíadas de 1992 que marcaram Barcelona e a tornaram ainda mais moderna. A cidade respira inovação, ao mesmo tempo que mantém sua história e cultura vivas em paralelo. Ao olhar para o horizonte, prepare-se para se deparar com a grandiosa Sagrada Família, templo católico muito conhecido e visitado na cidade.
Planeje sua viagem incluindo um momento para curtir a praia em Barcelona, seja para realmente aproveitar o verão europeu ou apenas para sentar-se na areia e ler um livro ou praticar esportes. A cidade possui 5km de areia dourada, com praias seguidas uma da outra, com fácil acesso. A Barceloneta é uma das praias principais da cidade, mas vale também aproveitar para explorar Nova Icaria, com clima mais familiar, a praia do Bogatell, boa para esportes ou a Ocata, mais reservada e perfeita para relaxar.
Para passear na cidade, comece conferindo uma das vias principais de Barcelona – La Rambla é repleta de opções de passeios, restaurantes e liga pontos extremos e importantes da cidade (da Praça da Catalunha ao Porto Velho). Neste passeio, não deixe de observar a belíssima arquitetura da cidade. Além disso, uma outra parada obrigatória é a Casa Batlló, um edifício modernista, que aceita visitação e que foi projetado pelo famoso arquiteto Antoni Gaudí.
Ainda aos apaixonados por futebol, o grandioso Estádio do Barcelona – Camp Nou é aberto a visitação. Já para quem adora sair para curtir a noite, as programações são para todos os estilos – dos que adoram sair para dançar em baladas, Barcelona reserva diversas opções, como a Opium Mar Barcelona na praia Barceloneta, e a Razzmatazz para quem gosta de música eletrônica.
SEVILHA
A Espanha abriga diversas cidades históricas, belas e únicas. Cada uma encanta por uma particularidade especial e merece um passeio de alguns dias para explorar os detalhes, conhecer a história e cultura local e ainda degustar pratos típicos.
Por isso, não deixe de conferir Sevilha, a capital da Andaluzia, considerada uma das regiões mais importantes da Espanha, que abriga diversos pontos turísticos históricos. Aproveite para visitar o Real Alcázar (Palácio Real de Sevilha), um Patrimônio Mundial da UNESCO e reserve seu ingresso com antecedência por ser um dos principais pontos turísticos da cidade.
Sevilha também possui outros palácios importantes e que recebem visitantes, como o Palácio San Telmo e o Palácio de Las Dueñas, além de muitos outros. A Catedral de Sevilha é a maior catedral do país com 11.520 m² de área total.
Vá à Praça da Espanha, localizada no Parque Maria Luísa, que tem um grande edifício de tijolos com torres nas extremidades, e um canal que circula o local. É possível ver muitos turistas e locais transitando por essa grandiosa praça.
A cidade também abriga museus, como o Museu de Belas Artes de Sevilha, que é o segundo museu de pinturas mais importante do país, e merece ter suas obras admiradas durante sua viagem à Espanha. Certamente a cidade possui muitas opções de lazer, entretenimento e cultura para os turistas.
Onde comer na Espanha: as melhores opções gastronômicas nas principais cidades
Pensar na culinária espanhola é saborear deliciosos frutos do mar em uma tradicional Paella, comer Tapas espanholas, entre outras iguarias salgadas e doces. Uma boa maneira de compreender os costumes locais é visitando o mercado da cidade, em Madrid, o Mercado de San Miguel é um clássico que reúne a gastronomia local em um ambiente elegante, é como uma parada obrigatória na cidade.
Mais opções de restaurantes em Madrid são: o Los Montes de Galicia, com gastronomia local e menu variado, no bairro Salamanca. Outra opção para quem deseja vivenciar uma experiência madrilenha é o Restaurante Propaganda, com apenas 6 mesas, charmoso e intimista – a dica é reservar com antecedência, já que é disputado entre turistas e locais.
Para curtir em qualquer momento, o Bar Tomate tem menu variado e é ideal para uma vivência como os locais. Já para saborear deliciosas pizzas em um local de alma brasileira, a San Paolo Pizza Bar é perfeita para um jantar – ou almoço aos finais de semana.
Já Barcelona dispõe de diversas opções de mercados que, certamente, os apaixonados pela gastronomia vão adorar explorar o mais famoso de todos – La Boqueria Barcelona, com mais de 250 estandes entre diversos alimentos, vinhos e produtos locais. Além disso, as opções de restaurantes prometem encantar a todos os paladares, como o El Xampanyet que traz o melhor da culinária local, incluindo as deliciosas tapas.
Como a gastronomia de Barcelona é bastante variada, você irá encontrar um restaurante com toque mexicano e repleto de locais e turistas que se encantam pela comida, como o La Pachuca. E, para completar, ainda na experiência única e exclusiva, o El Passadís del Pep dispõe de poucas mesas, oferece ingredientes frescos e menu variado a cada dia, em um ambiente repleto de tradições e história.
Para quem vai para Sevilha, as opções gastronômicas também prometem encantar, como o Restaurante Hummo que certamente terá uma excelente experiência e imersão local. Além dele, o MareaViva possui menu variado com frutos do mar e ótimas opções da culinária local.
Quando ir: as melhores épocas para visitar a Espanha
Os dois melhores períodos do ano para visitar a Espanha são nos meses de meia estação, ou seja, durante a primavera de março a maio, e durante o outono de setembro à outubro. Nesses períodos, é possível encontrar uma variação em torno dos 20º, o que possibilita fazer os variados passeios que o país oferece.
Nos meses do famoso verão europeu (de junho a meados de setembro) as temperaturas se elevam muito e é mais comum encontrar os lugares mais lotados. Já no inverno (dezembro a março), as temperaturas caem bastante, com o aumento de chuvas e possibilidade de neve. A documentação necessária para viajar para a Espanha é somente o passaporte dentro da validade.
Onde ficar na Espanha: opções de hospedagem para sua viagem nas principais cidades
Escolher a hospedagem em Madrid pode parecer tarefa difícil, mas garantimos que é bastante fácil, já que a capital da Espanha dispõe de diversas opções de hospedagem, variando de hotéis mais luxuosos, opções com melhor custo-benefício e até aluguel de apartamentos mais centrais que buscam maior economia e liberdade.
Para quem deseja uma experiência completa, aproveite para escolher hotéis da rede NH Hotels, empresa espanhola com sede em Madrid. Seja qual for o hotel escolhido desta rede, certamente a imersão em Madrid será completa, os hotéis da rede variam de localização e comodidades disponíveis para a hospedagem. Com isso, há opções mais sofisticadas como o NH Collection Madrid Gran Vía, localizado em uma das principais ruas da cidade (cerca de 15km de distância do aeroporto).
Outra opção de hospedagem em Madrid, ainda na mesma rede, é o NH Pozuelo Ciudad de la Imagen, localizado um pouco mais afastado dos principais pontos turísticos da cidade (cerca de 30km de distância do aeroporto), e levando em consideração o custo-benefício e com as comodidades necessárias disponíveis para a hospedagem. O Hotel Nuevo Boston é uma opção de hotel boutique, com maior custo-benefício e muito conforto (localizado a cerca de 5km do aeroporto).
As opções de hospedagem em Barcelona também incluem a rede NH, com diversas categorias de hotéis. O NH Collection Barcelona Pòdium, está em uma das avenidas principais da cidade – La Rambla (cerca de 15km do aeroporto), e é repleto de conforto e comodidades variadas. Outra opção, da mesma rede, que une conforto ao custo-benefício da hospedagem, é o NH Barcelona Diagonal Center (localizado a cerca de 18km do aeroporto).
Se deseja um hotel mais no centro de Barcelona, o Hotel Casa Elliot é a opção ideal. Requintado, com decoração contemporânea, localizado a poucos minutos a pé da La Rambla (a cerca de 13km do aeroporto).
Para sua hospedagem em Sevilha, a rede NH dispõe de uma opção bem localizada. O Hotel NH Sevilla Plaza de Armas é moderno, confortável e em ótima localização, próxima de pontos turísticos (cerca de 14km do aeroporto). Se deseja mais sofisticação na hospedagem, o Hotel Colón Gran Meliá é bem próximo da outra opção e traz muitas comodidades para sua experiência. Já se prefere uma opção com melhor custo-benefício, o La Abadia de Giralda traz conforto e charme em um só lugar (cerca de 11km de distância do aeroporto).
Como chegar na Espanha: informações e deslocamentos das principais cidades
As principais cidades da Espanha dispõem de aeroportos internacionais muito movimentados. Na capital, o Aeroporto Internacional Adolfo Suárez/Madrid-Barajas recebe diversos voos de outras cidades da Espanha, do continente europeu e também com a possibilidade de voos diretos do Brasil com duração de cerca de 10h.
Em Barcelona, o Aeroporto Josep Tarradellas Barcelona-El Prat também recebe diversos voos de locais diferentes e com a possibilidade de voo direto saindo de São Paulo, com cerca de 11h de duração. Já o Aeroporto de Sevilha recebe diversos viajantes diariamente e possui voos saindo do Brasil, com conexão.
A recomendação para o desembarque nas cidades de sua viagem para a Espanha é ver o trajeto entre o aeroporto e o hotel escolhido, já que as distâncias podem variar e os meios de transporte podem ir de carro (aluguel, táxi ou aplicativo) e transporte público (ônibus e metrô).